Vamos falar de investimentos: você está investindo seu dinheiro da melhor forma?

Essa pergunta sobre investimentos é muito importante, e deve ser respondida com cuidado. 

Entendemos que para quem está começando no mundo dos investimentos, pode surgir aquele medo, ou aquela incerteza, se está fazendo a coisa certa. Afinal, para quem nunca teve acesso a essas informações, investir no início pode parecer um tanto quanto complexo. 

Para você que acha que por conta das siglas complicadas, ou dos gráficos confusos, o mundo dos investimentos não é para você, posso te dizer que essa é uma concepção bastante comum, mas muito equivocada também. Investimentos são para todas aquelas pessoas que têm um objetivo em mente, e que querem ver seu patrimônio crescer.    

Por isso, serei bem direta com você. Não importa se está entrando nesse universo agora, ou se já está há algum tempo navegando no oceano dos investimentos. Nessas horas, é extremamente importante ter autoconhecimento, e aprender como investir seu dinheiro da forma correta. 

Uma coisa eu te digo com toda certeza: poupança NÃO é investimento. 

Se você tem todo seu dinheiro guardado na poupança, você está cometendo um grande erro. Eu entendo se você está com aquela cara de preocupação depois que leu essa informação. É normal. Pior seria se não estivesse. 

Investidor preocupado

Mas, calma! Não precisa se descabelar, pois estamos aqui para te ajudar.

A seguir, faremos um jogo. Para realizar esse jogo preciso de dois jogadores na mesa: você e você mesmo.

Vai funcionar da seguinte forma: vou apresentar 5 etapas práticas que todo investidor deveria considerar para descobrir se está investindo da melhor forma possível seu patrimônio. 

Cada etapa valerá 2 pontos. Peço que vá marcando em um papel – ou mentalmente mesmo –, a somatória da sua pontuação. Ao final, teremos os resultados de seu percurso como investidor.

Vamos lá!? 1, 2, 3, valendo!

1) Não deixo meu dinheiro guardado na poupança (+2 pontos)

Conforme já mencionado anteriormente, poupança não é investimento. Quanto mais cedo o investidor tiver isso em mente, melhor. 

A poupança dos bancos, geralmente, não é a aplicação mais segura, como muitas pessoas costumam pensar. Além disso, ela também rende muito pouco se comparado a outros investimentos bastante seguros, como os títulos do tesouro direto, por exemplo.

Para se ter uma noção, a poupança rende, na grande maioria das vezes, costuma render muito abaixo do investimento mais seguro do país. Com isso, não faz o menor sentido deixar seu dinheiro investido em um ativo com um pouco mais de risco, e ter retornos muito abaixo do aceitável.

Então, se você não deixa seu dinheiro parado na poupança, parabéns! Pode pegar os seus 2 pontos.

2) Sei qual é o meu perfil de investidor (+2 pontos)

Lembra que eu falei lá em cima que ter autoconhecimento é importante no mundo dos investimentos? Isso se dá, pois saber como você lida com dinheiro, e o que ele representa na sua vida, são conhecimentos essenciais para definir quais são seus objetivos. 

Consequentemente, se você consegue traçar suas metas financeiras, terá em mente quais os tipos de investimento que precisa ter na sua carteira e que farão seu dinheiro render a fim de alcançar aquele objetivo. 

Por exemplo, digamos que Joana está iniciando sua trajetória pelos investimentos. Ela sabe que não gosta de perder dinheiro, nem que sejam somente 10 reais. Ela percebe que não gosta de correr muitos riscos, e que prefere manter seu dinheiro em um lugar seguro, que vai lhe render retornos aceitáveis. 

Provavelmente, se Joana fizesse um teste de perfil de investidor, ela seria classificada como “conservadora”. Existem três tipos principais de perfil de investidor: conservador, moderado e arrojado ou agressivo.  

Se você se conhece bem e já sabe qual é o seu perfil de investidor. Mandou bem! Pode somar +2 pontinhos.

3) Tenho conta aberta em corretora de investimento (+2 pontos)

O lugar correto para investir seu dinheiro é em uma corretora de investimento. Hoje em dia, temos várias agências diferentes, ficando a gosto do cliente escolher qual oferece as melhores oportunidades de investimento, e as melhores taxas também. 

Ao investir o seu dinheiro em bancos, podem surgir conflitos de interesse, pois eles só costumam oferecer produtos para financiar a eles mesmos ou que podem beneficiá-los de alguma forma. 

Já nas corretoras, isso não acontece, pois elas podem disponibilizar vários tipos de investimento de diferentes instituições emissoras desses títulos. É como se fosse um supermercado, em que você tem as prateleiras cheias de produtos, e pode escolher aqueles que mais te agradam para levar para casa.    

Como, por exemplo, a Vitreo, uma corretora excepcional, que busca sempre trazer as melhores oportunidades de investimentos para seus clientes. Vale ressaltar que algumas corretoras cobram taxas para abrir conta e investir, portanto, preze por aquelas que não cobram essas taxas, como é o caso da Vitreo. Além disso, os clientes que abrem conta e investem na Vitreo podem contar com uma ajuda extra e falar com um especialista. Quer saber como conseguir? Cadastre-se aqui

Bom, se você tem uma conta aberta em uma corretora de investimento, muito bem!! Os 2 pontos dessa etapa são seus.

4) Já transferi meu dinheiro para uma corretora para começar a investir (+2 pontos)

Pode parecer brincadeira, mas muita gente abre a conta na corretora, vai viver a vida e esquece de colocar o dinheiro para investir, de fato. Por isso, é importante que depois de abrir a conta, o próximo passo seja transferir a quantia de dinheiro que você deseja investir e procurar pelo título que vai de encontro com suas necessidades.

Na sua grande maioria, as corretoras aceitam somente transferências via TED. “Ahhh, mas eu só uso pix.” Tudo bem, sem problemas. Se você tem conta em um banco digital, geralmente, eles não cobram taxas para as transferências TED. Então, já fica a dica, vale a pena optar por aqueles bancos que não cobram taxas por transferência.

Eai, já transferiu seu dinheiro para a conta da corretora? Caso sim, ótimo! +2 pontos na sua conta.  

5) Encontrei um investimento que é a minha cara e meu dinheiro já está rendendo (+2 pontos)

Nossa, meu coração palpita de alegria! Parabéns pela sua evolução na jornada para se tornar um investidor.

Agora, tenha em mente que esse processo de transferir o dinheiro para sua conta da corretora, e aplicá-lo, deve ser constante. Todo mês é necessário que você reserve a quantia de dinheiro que deseja investir, e coloque-o no seu investimento para continuar rendendo e trazendo bons retornos para seu patrimônio.

Para quem está começando agora no universo dos investimentos, talvez o mais interessante seja montar uma reserva de emergência. Quer saber como funciona? Vou deixar aqui o link para um passo a passo simples de como começar a investir do zero e dicas de como começar a montar sua reserva de emergência.

E, para você que já está com a conta aberta, dinheiro investido e rendendo, só te digo uma coisa: Boooaaa!! Pode somar +2 pontos.      

6) Acompanho meus investimentos de perto (Bônus: +2 pontos)

Achou que não ia ter pontuação bônus? Pois, temos!

Quem acompanha os investimentos de perto merece uma bonificação, porque essa também é uma etapa importante na jornada do investidor. É necessário ficar de olho nos ativos em que seu patrimônio está aplicado, e se certificar de que eles estão mesmo oferecendo o retorno esperado. 

Se você é uma dessas pessoas, caramba! Você vai longe na sua caminhada. Agarra seu bônus de +2 pontos e pode viver sua vida feliz! 

Mas antes de ir, você sabia que pode acompanhar seus investimentos pelo Real Valor? A única plataforma capaz de reunir todos os seus investimentos em um só lugar, e te dar as informações necessárias sobre sua carteira como um todo. 

Com inúmeras funcionalidades, o app consegue te mostrar a rentabilidade da sua carteira, desde quando ela se iniciou, até os dias atuais, independente se você tem contas em diferentes corretoras. Além disso, claro, contém muitas outras funções para você explorar, como: controle de metas, notícias do mercado financeiro, estimativa de ganhos futuros, etc. 

O app está disponível para Android, IOS e na versão web. Baixe agora e acompanhe seus investimentos.

Vamos checar sua pontuação? Veja abaixo qual a distância que você já percorreu na sua jornada de investidor.

12 pontos

Uau! Não tenho nem o que te falar. Só peço que continue com o excelente trabalho nos seus investimentos! 

8 a 10 pontos

Parabéns! Você está no caminho certo para investir da melhor forma possível o seu patrimônio. Continue com o bom trabalho. E, lembre-se: conhecimento nunca é demais. Então, continue estudando e aprendendo cada vez mais sobre investimentos.

4 a 8 pontos 

Quase lá! Você começou bem sua jornada, mas ainda tem como melhorar a forma como está investindo seu dinheiro. Trace seus objetivos e, com certeza, achará as melhores oportunidades para fazer seu patrimônio render e trazer bons retornos. 

0 a 4 pontos

Calma, nem tudo está perdido! Se você está nessa categoria, não desanime. Todo investidor começou por ela um dia. O importante é você manter o foco, colocar em mente seus objetivos e aprender como investir da melhor forma para alcançar suas metas. Você chega lá, tenho certeza!