Maiores altas da bolsa em Abril/19
O mês de abril chegou ao fim e chegou aquele momento de matar a curiosidade e ver quais ativos performaram excepcionalmente bem e quais foram aqueles que despencaram.
Maiores altas do Ibovespa
As 3 maiores altas do Ibovespa vieram do mesmo setor: frigoríficos.
Desde o final de 2018, a china vem registrando casos de gripe suína que vem atrapalhando a vida dos pecuaristas asiáticos. Muitos animais tiveram que ser sacrificados para evitar o contágio, fazendo com que o estoque chinês minguasse bastante nos últimos meses.
Sendo assim, não resta outra alternativa se não importar carne. E ai que entram as 3 maiores altas do Ibovespa: surfando essa crise suina asiática.
Vale ressaltar que quem aproveitou para comprar JBSS3 depois do dia da delação do Joesley hoje está sorrindo de orelha a orelha. A ação chegou a valer R$ 6,26 e hoje está no patamar dos R$ 19,77.

Maiores quedas do Ibovespa
Cielo (CIEL3) foi a maior queda do Ibovespa por ser uma das empresas que mais sofreram com a política agressiva da concorrente Rede.

A Rede decidiu abolir a taxa para antecipação de recebíveis para quem tem conta no Itau. Pouco tempo depois, outro concorrente, o Safra Pay anunciou a mesma medida. Zerar a taxa de antecipação significa basicamente deixar de graça um serviço que as concorrentes cobram. Com isso, o mercado ficou bastante cauteloso com as empresas de maquininha.
Ações da Stone (negociadas na bolsa de Nova York) chegaram a cair 25% no dia que a Rede anunciou a nova política.
Usiminas (USIM5)mostrou números melhores do que o esperado, mas depois de ser rebaixado pelo Credit Suisse acabou sendo a segunda da lista do Ibovespa em quedas.
Ecorodovias (ECOR3) viu seu preço cair bastante relacionado ao fraco desempenho dos resultados trimestrais.
Maiores altas: Tesouro Direto
- IPCA+ Juros Sem 2020 0,8%
- IPCA+ 2019 0,8%
- IPCA+ Juros Sem 2024 0,6%
Quem roubou a cena esse mês no tesouro direto foram os títulos atrelados a inflação de duration curta. O IPCA teve uma alta de fevereiro para março de 0,43% para 0,75%.
Detalhe para o título IPCA+ 2019 que vence esse mês, no dia 15. Se você tem um desses títulos fique atento para reinvestir!
Maiores quedas: Tesouro Direto
- IGPM+ Juros Sem 2021 -1,8%
- IPCA+ 2045 -0,3%
- Prefixado 2025 -0,1%
Alguns títulos acabaram registrando resultado negativo no mês de abril. Destaque para o IPGM+ 2021 com cupom (que já não é mais negociado), e o IPCA+ 2045 e Prefixado 2025 que ainda são negociados.
Maiores altas: AÇÕES
Maiores quedas: AÇÕES
Maiores altas: FIIs
Maiores quedas: FIIs
Maiores altas: ETFs
Maiores quedas: ETFs
A importância de acompanhar investimentos
É interessante ver quais são os ativos que mais variam de mês para mês, mas não se engane: o mais importante é saber ao certo o quanto os seus estão variando.
Se um ativo bom estiver em queda, pode ser uma oportunidade de comprar mais. Se um ativo está em alta por muito tempo e ultrapassou o seu valor intrínseco, pode ser uma boa hora de vender.
Investir sem acompanhar é como comprar um carro e não fazer manutenção.