O que é Hawkish e Dovish? Saiba como essas posturas adotadas pelos bancos centrais podem afetar seus investimentos

São muitos os termos utilizados no mercado financeiro e, provavelmente, você já deve ter ouvido em notícias ou nos morning calls os analistas falando sobre Hawkish e Dovish

Estes são os nomes das posturas adotadas nas políticas monetárias dos bancos centrais. Mas você sabe qual o significado dessas palavras e a influência que ambas possuem sobre a rentabilidade dos seus investimentos

Aqui no Brasil, periodicamente, o banco central ajusta a taxa taxa Selic, que serve como referência para o cálculo da maioria dos juros do país. Os aumentos da taxa básica de juros fazem com que todas as linhas de crédito encareçam no país, o que acaba diminuindo a atividade econômica e controlando a inflação. Por outro lado, se a Selic entra numa trajetória de queda, as despesas bancárias ficam mais leves, gerando ofertas de crédito mais baratas ao mercado e estimulando o consumo das famílias e os negócios das empresas.

Essas alterações numéricas também chegam em seus investimentos, quando você ouve falar que: o banco central adotou uma postura Hawkish ou Dovish, diante de determinada situação. 

Ambos os termos vem de uma analogia ao comportamento de duas aves distintas: falcão e pombo. Entenda:

QUERO CONSOLIDAR MEUS INVESTIMENTOS COM O REAL VALOR

Hawkish

O termo em inglês deriva da palavra hawk que em português quer dizer: falcão.  A ave de postura firme e hábitos predatórios, que indica uma conduta mais rígida, na qual o banco central visa maior controle fiscal e inflacionário, defendendo juros mais altos. 

Quando se adota a política Hawkish, o mercado de renda fixa fica mais aquecido. Mais investidores são atraídos para esse nicho de investimentos, que passam a oferecer retornos maiores.

Dovish

Em contrapartida de Hawkish, o termo Dovish deriva da palavra dove, que quer dizer pomba em inglês. Essa ave possui um comportamento mais amistoso e simboliza a paz. O que na economia representa um momento mais calmo no qual o  banco central mantém os juros mais baixos e estimula a demanda. 

Geralmente essa conduta é adotada quando o desemprego está em alta e os índices de consumos estão em baixa. Quando se entra no regime Dovish,o mercado de ações é automaticamente favorecido, devido às taxas de juros mais baixas.

Baixe o app do Real Valor e monitore sua carteira de investimentos com o que há de mais inovador no mercado financeiro

Agora que você já sabe o que é Hawkish e Dovish, acompanhe o desempenho da sua carteira no aplicativo do Real Valor, assim, sempre que o banco central adotar uma postura mais leve, ou mais rígida, você já está munido das informações importantes para tomar melhores decisões sobre o seu portfólio. 

É muito simples, baixe o app de forma gratuita e desfrute das amplas funcionalidades de um consolidador de investimentos prático e muito acessível. 

Através dele você poderá consolidar todos os seus investimentos – feitos em mais de um banco ou corretora, em um único lugar, ver os extratos das operações realizadas, acompanhar dividendos e muito mais.

QUERO CONSOLIDAR MEUS INVESTIMENTOS COM O REAL VALOR