O que são REITs? Controle os “primos dos fundos imobiliários” no Real Valor

Os REITs (Real Estate Investment Trust) são uma classe de ativos americana que consiste em empresas que atuam no mercado imobiliário, adquirindo imóveis. Esse investimento é como um “primo americano” dos nossos fundos imobiliários, porém o mercado de REITs é 50 vezes maior que o dos FIIs. E, para se ter uma ideia, atualmente, 25% dos americanos investem em REITs.

REITs

Apesar de pouco conhecida no Brasil, essa é a terceira classe de ativos que mais recebe aportes nos Estados Unidos, perdendo apenas para bonds e ações. O mecanismo de um REIT é parecido com o caso de algumas companhias brasileiras listadas na B3, como Iguatemi (IGTA3). A empresa é responsável pela administração dos imóveis, e as pessoas físicas que investem em um REIT são consideradas acionistas da companhia, e recebem parte dos lucros gerados

Existem REITs em diversos segmentos, como residencial, hoteleiro, de shopping center e parques temáticos, por exemplo. O retorno médio anual desses ativos foi de 10% em dólar em 20 anos, e a perspectiva para o setor é positiva: o retorno anual ainda pode alcançar até dois dígitos, considerando bons ativos. 

REITs
Fonte: Tenor

Com a recuperação da economia americana, investir em REITs pode trazer bons resultados

A economia americana está num momento de recuperação dos impactos causados pela pandemia. A atividade econômica vem acelerando, com gastos crescentes de consumo, fortes lucros corporativos e bons patamares sustentados pelo Fed. 

O setor de REITs sofreu bastante com a pandemia, quando chegou a cair 40%, e o momento de retomada é muito oportuno para aplicações, já que vários REITs de companhias com bons fundamentos ainda têm valor descontado, mas contam com boas perspectivas.

A “Great Resignation”, ou “grande renúncia”, fenômeno de pedidos de demissão em massa, é uma das consequências que está ficando para trás aos poucos. O abandono foi observado, sobretudo, em cargos com maior exposição ao vírus, como em transportes e no atendimento ao público em supermercados e restaurantes. Com a maior oferta de empregos e salários melhores nas vagas ofertadas, os pedidos de auxílio-desemprego estão caindo nos últimos tempos.

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, vai desacelerar a compra de títulos de dívida. No compasso proposto pela instituição, o estímulo deverá acabar em março. A perspectiva do banco é de maior controle da inflação a partir da política econômica mais rígida que vem sendo adotada, e o Fed prevê uma alta de 4% do PIB americano no ano que vem

O cenário é favorável para investimentos na terra do Tio Sam, e a recuperação do setor de REITs pode oferecer grandes lucros

Dividir e conquistar – Porque a diversificação internacional é importante para suas aplicações

A diversificação internacional dos investimentos permite a exposição a oportunidades diferentes das disponíveis no mercado brasileiro, além de variar a exposição e os riscos. Também é possível acessar setores que não têm grande representatividade no mercado brasileiro. Durante a pandemia, o setor de tecnologia se sobressaiu e empresas como Amazon e Google cresceram muito, enquanto a bolsa brasileira sangrou, por exemplo.

Além dos retornos expressivos, diversificar seus investimentos internacionalmente ajuda a fugir da volatilidade imposta pelo cenário político. O Brasil é um país que enfrenta grande volatilidade de mercado em função da instabilidade política, e a diversificação internacional é um caminho para que o investidor possa se proteger disso.

Os REITs são uma ótima opção para dolarizar sua carteira 

Com a aprovação do teto de gastos e desde que o Brasil parou de exportar juros globais, o real vem sofrendo desvalorização em relação a outras moedas de forma acentuada. Com isso, a preservação do capital dos investidores que não contemplam outras moedas em suas carteiras fica fragilizada.

Dolarizar a carteira é uma boa opção para se proteger dessa fragilidade, e os REITs são um dos caminhos possíveis para isso. No momento de valorização expressiva do dólar, o peso dessa decisão é muito importante para preservar seu patrimônio. 

Os investimentos diretos em REITs são possíveis a partir da abertura de uma conta em uma corretora americana. Nesse caso, os dividendos são tributados em 30%, e o imposto sobre ganho de capital é isento. Os BDRs também são uma opção, mas acabam restringindo o investidor a poucas opções de ativos disponíveis na B3. 

Se você prefere uma gestão profissional para suas aplicações, também é possível investir em REITs por meio de fundos de investimento. 

Controle seus investimentos em REITs com o Real Valor

Consolidar seus investimentos em um só lugar é o melhor caminho para manter o controle da sua carteira e tomar as melhores decisões para seu patrimônio. Com o Real Valor, você pode acompanhar suas aplicações nas mais diversas classes de ativos, inclusive em REITs, de forma simplificada e gratuita. 

Além disso, o app oferece comparativos com os principais benchmarks do mercado financeiro e permite que você acompanhe eventos corporativos, contabilize vendas e lucros e acesse o extrato de suas operações. O Real Valor está Disponível para AndroidIOS e na versão web. Baixe gratuitamente e confira. Controlar seus investimentos nunca foi tão fácil!