Para uma aposentadoria tranquila, você precisa dessa lista sobre previdência privada!

Não sei se você sabe, mas existe uma lista com os 150 piores fundos de previdência privada do Brasil e hoje vim aqui para compartilhar com você. 

Mas se você for do time que ainda não tem previdência privada por acreditar que não vale a pena, esse texto também é para você.

Veja, esse tipo de investimento pode ser muito rentável se feito da forma certa e péssimo se investido de forma errada.

Não existe investimento bom e investimento ruim. Tudo depende: qual o objetivo? Qual o apetite a risco? Quando vai resgatar? E por aí vai… Mas antes vamos entender um pouco mais sobre esse investimento.

O que é previdência privada?

Sabe aquele dinheiro que você guarda para quando se aposentar? Os fundos de previdência privada são uma ferramenta criada justamente para te ajudar com isso.

Principais características da previdência privada

  • Fundo de longo prazo
  • Pode ser PGBL ou VGBL
  • Tabela de Imposto de Renda progressiva ou regressiva
  • Não tem come cotas
  • Tem portabilidade
  • Sucessão patrimonial

Benefícios fiscais da previdência privada. Como eles ajudam na rentabilidade?

Quando se pensa em aposentadoria, a previdência privada tem muita vantagem em relação a outros investimentos de longo prazo. Isso acontece porque ele tem benefícios fiscais, que no longo prazo fazem uma diferença gritante.

A previdência é um fundo de investimento com benefícios fiscais em relação aos fundos normais.

Em primeiro lugar, temos a ausência de come-cotas, isto é, no longo prazo, é possível ter ganhos acima do que num fundo normal.

A alíquota de imposto de renda de um fundo de previdência pode chegar a 10%, depois de 10 anos, contra 15% de um fundo normal.

Além disso, pelo regime do PGBL é possível ter abatimento da base de cálculo do IR.

Quando olhamos para um fundo de previdência com todos esses benefícios acima em relação a um fundo normal, o retorno acumulado muito maior fica evidente quando pensamos no longo prazo.

Nova regra para previdência torna os fundos mais atrativos

Outro ponto é que esse tipo de fundo ganhou notoriedade a partir de 2018, porque aconteceu uma mudança na lei em relação aos investimentos: antes os fundos de previdência privada só poderiam investir 49% do patrimônio do fundo em ações. 

Agora o fundo que tiver um perfil mais arrojado, pode fazer até 70% dos ativos em ações e alguns gestores qualificados podem chegar a 100% do capital. Com isso, os gestores podem ser mais ousados em fundo de previdência privada.

Isso fez com que a quantidade de gestores de previdência privada aumentasse ao longo dos anos. Se até uns 6 anos atrás tinham apenas 3 gestores de previdência privada fora dos bancos, hoje em dia tem mais de 40. 

Por conta dessa diversidade, é sempre muito importante saber onde investir seu dinheiro. Pensando nisso, separamos essa lista com os 150 piores fundos de previdência e porquê você deve correr deles. 

Quero acessar a lista das 150 piores previdência privada e fugir delas

Minha previdência está na lista das 150 piores, o que fazer agora?

Se você baixou o relatório e percebeu que sua previdência está na lista, fique tranquilo. Isso é simples de resolver.

Um dos benefícios desse tipo de investimento é que você pode fazer a portabilidade, ou seja, você consegue transferir o seu dinheiro de um fundo para outro com facilidade, sem precisar resgatar e reinvestir.

Para fazer a portabilidade de um fundo para outro, você só precisa pagar a taxa de carregamento (se tiver).

O grande benefício de existir a portabilidade é que você não fica preso a uma escolha feita no passado.

Digamos que quando você decidiu fazer o seu plano de previdência, você tinha um apetite grande ao risco (mesmo em previdência) e por isso escolheu um fundo mais agressivo. Com o passar do tempo você começa a pensar se aquele fundo é o que mais se adequa com o que você espera do futuro. Não tem nenhum problema. É só fazer a portabilidade e pronto.

A previdência privada é um assunto muito extenso e muitos brasileiros ainda tem dúvida em relação a ele. Por isso, separei alguns textos que trazem informações importantes para você:

E não se esqueça, caso opte por investir em alguma previdência, não deixe de acompanhar como está a performance do ativo. Pelo Real Valor você consegue acompanhar seus investimentos, inclusive previdência privada. Para ver, você pode acessar pelo app (disponível para android e ios) ou pela web.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, comenta aqui!