Programar seus investimentos pode ser uma forma de investir melhor?

Segunda-feira que vem eu começo uma dieta! No próximo mês eu vou investir antes de gastar todo meu dinheiro! Promessas… promessas… promessas… Já fez alguma dessas e não cumpriu? Ainda tem dúvidas se programar seus investimentos vai te ajudar a investir mais e melhor?

Você não caiu aqui neste conteúdo atoa. Se está na dúvida se programar seus investimentos pode ser uma boa estratégia, continue aqui comigo.

Programar seus investimentos

Vou começar contando uma história pessoal. Eu já comecei e parei milhares de dietas e foi só depois que eu comecei a programar a minha alimentação, foi que eu parei de me sabotar quando o assunto é me alimentar melhor. Hoje em dia eu separo um dia da semana, monto todas as marmitas e assim não tem desculpa, eu consigo seguir o meu plano alimentar. 

E coincidentemente, foi depois de programar meus investimentos que eu comecei a investir com consistência, e consequentemente, investir mais e melhor.

E quando eu digo “investir mais” não pense que são milhares de reais todos os meses – quem me dera, mas vou chegar lá – investir mais contando com os juros compostos que eu sei que vão me ajudar a chegar nas minhas metas. 

Agora chega de enrolação e vamos começar a falar sobre o que importa: programar seus investimentos.

Programar seus investimentos: qual o primeiro passo?

Antes de começar a programar seus investimentos, é muito importante que você decida suas metas. Eu sei, talvez você já queira fechar essa página, abrir a página da sua corretora e começar a programar tudo… mas calma, ter objetivos claros e bem definidos vai nos ajudar nessa missão.

Se você tem dificuldade de definir suas metas, dá uma pausa aqui na leitura e confere aqui este conteúdo.

Depois de traçar seus objetivos, vamos entender o que significa programar seus investimentos. Ou melhor, vamos entender o que são “investimentos programados”.

Investimento programado: o que é?

Investimento programado é aquele que investimento que já é automático, é uma espécie de débito automático na sua conta.

Sabe aquela conta de luz que você já deixa em débito automático para não esquecer de pagar e correr o risco de ficar sem luz? A ideia é a mesma.Deixar seu investimento em “débito automático” para que você não se esqueça do meu compromisso com o “você do futuro”.

Imagine que chegou o dia do recebimento do seu salário. Tão logo o dinheiro entrou, automaticamente, mediante autorização prévia, claro, o valor sai da sua conta e vai direto para o investimento escolhido.

Esse tipo de investimento é muito útil porque colabora na disciplina de investir. Você nunca correrá o risco de esquecer de passar aquele valor para o fundo de investimento, por exemplo. Melhor ainda: você nem terá tempo de gastar o valor com outra coisa. Ele será, de fato, guardado, uma vez que é automático.

É como a dieta. Quando a comida saudável está ali, feita, pronta para o seu consumo, te ajuda a manter o foco.

Como fazer o investimento programado?

Existem algumas formas para você programar seus investimentos. O que eu vou te apresentar aqui são algumas formas. É importante que você veja como funciona no seu banco ou na corretora que você utiliza.

  • Internet banking: Direto do aplicativo do seu banco, ou do acesso web, é possível fazer a programação de investimento. Você também pode se dirigir a um Caixa Eletrônico para fazer isso. O importante é que o serviço seja disponibilizado.
  • Corretoras. Há diversos sites de corretoras que oferecem esse serviço para todos os perfis de investidor. Neste caso você vai precisar cadastrar o TED ou DOC da sua conta para a corretora, e depois programar o investimento. 

Quanto tempo deixar meus investimentos programados?

Lembra das metas? É por isso que elas precisam estar bem definidas. O tempo que você vai deixar seus investimentos programados dependerá do prazo que você estipular para alcançar determinado objetivo.

Vamos a um exemplo prático. No momento em que escrevo este texto estamos em julho de 2022. Digamos que você queira conferir de perto as Olímpiadas em Paris 2024. Então você poderia deixar seus investimentos programados pelos próximos 24 meses. Assim você estaria garantindo que daqui até lá, todos os meses estaria investindo a mesma quantia para poder assistir aos jogos olímpicos bem pertinho da Torre Eiffel.

O que fazer depois de programar seus investimentos?

Não é porque você está deixando seus investimentos programados que você vai simplesmente deixar de acompanhá-los. É muito importante que esteja sempre acompanhando e principalmente, de olho na sua carteira como um todo.E o Real Valor pode te ajudar nessa missão de duas formas. Através da ferramenta de metas, que te ajuda a acompanhar a evolução delas e consolidando a sua carteira. O Real Valor está  disponível para Android, IOS e na versão web. Baixe agora e acompanhe seus investimentos.