O que é um relatório de empresa e como isso impacta os seus investimentos?

O relatório de empresa ou resultado das empresas, ou ainda balanço das empresas que estão listada na bolsa de valores, é um relatório que deve ser divulgado de forma trimestral onde as empresas apresentam a sua situação financeira de forma geral naquele período.

relatório de empresa o real valor

É através desse relatório que os sócios e acionistas podem conhecer mais sobre essa empresa e tomar decisões a cerca de suas ações. Comprar, vender ou manter os seus ativos em carteira.

Para esse relatório são considerados todos os ativos de uma empresa. Esses ativos podem ser bens, dívidas, lucros, investimentos, recursos, direitos…

 Se você gosta de investimentos, principalmente os investimentos em Renda Variável, estar de olho no relatório das empresas é essencial. Afinal, é através do relatório de uma empresa que você poderá tomar a decisão de investir nas ações dessa empresa ou não.

Por que uma empresa emite o relatório trimestral?

 Existem alguns pontos importantes e que justificam a existência e emissão do balanço patrimonial de uma empresa.

O primeiro deles já foi citado: todas as empresas listadas na bolsa de valores brasileira precisam divulgar o relatório trimestral com os resultados da empresa.

É através dele que você pode analisar o comportamento financeiro da empresa e entender como anda a saúde financeira dela, assim como entender o percurso dos recursos financeiros daquela empresa.

O relatório trimestral pode ser utilizado como uma base para a elaboração de um planejamento estratégico para a cia  ou para investidores que pensam em investir nesta empresa, assim podemos tomar decisões mais assertivas acerca da corporação e de nossos investimentos também.

Quando uma empresa deve fazer o relatório trimestral?

Como já falamos o relatório deve ser feito e divulgado a cada três meses e ao começo do ano é lançado um calendário com as datas em que os relatórios devem ser divulgados.

relatório de empresa o real valor

Quais dados são essenciais no relatório?

 Os relatórios contêm diversos dados sobre as empresas, mas existem alguns que são essenciais e que você deve ficar de olho quando for conferir um relatório para tomar uma decisão de compra ou venda de uma ação. Veja quais são eles: 

  • Lucro Líquido
  • Faturamento
  • Gastos
  • Crescimento de receitas
  • Margens operacionais
  • Retorno sobre o capital investido
  • Endividamento.

 Isso geralmente vem no balanço patrimonial e no DRE.

Se uma empresa apresentar resultados fracos em um relatório, significa que seja uma empresa ruim?

Se você pegar um relatório trimestral de uma empresa e se deparar com resultados ruins, não se desespere. O desempenho abaixo do que é esperado para aquela empresa não significa que tudo está perdido.

Outros dados são importantes e devem ser levados em conta na avaliação de uma empresa e na tomada de decisão de compra ou venda de uma ação. Por isso, uma análise fundamentalista da empresa é a melhor alternativa quando pensamos em investir. A empresa entrega valor? Como é o histórico dela? Como é o setor que está inserida? O relatório é apenas mais uma forma de você poder avaliar uma empresa e não a única opção.

Onde conseguir o balanço empresarial com os resultados das companhias?

Podemos dizer que existem 4 formas de consultar o balanço empresarial de uma organização. Essas formas são: através do site da própria empresa, onde a empresa divulga o seu próprio relatório; Pelo site do Banco Central do Brasil, onde você encontra o relatório de todas as empresas listadas na bolsa; Pela consulta na versão digital do Diário Oficial e também através do portal E-Diário, onde encontra todos os relatórios.

Nós do Real Valor fizemos um calendário com as datas de divulgação dos relatórios das empresas listadas em bolsa e você pode baixar aqui de forma gratuita.

relatório de empresa o real valor

Você sabe o que são os Fatos Relevantes de uma empresa?

Além do relatório empresarial, as empresas emitem os Fatos Relevantes a respeito dela. Eles são emitidos sempre que uma empresa aberta em bolsa precisa avisar alguma coisa ao mercado que vai ser importante: mudança de governança, aquisição de uma empresa, fusão, enfim… fatos que sejam relevantes (por isso o nome) para que os investidores saibam o direcionamento sobre o negócio.  Para ficar por dentro do que está acontecendo, o Real Valor desenvolveu uma inteligência para que você receba os fatos relevantes diretamente no seu celular. Basta você baixar o app, cadastrar sua conta e inserir as ações das empresas investidas. Sempre que tiver um fato relevante, você recebe um push e ainda pode acompanhar na aba notícias! 

O aplicativo do Real Valor é gratuito e está disponível para ios, android e versão web. Baixe agora! 

Quer se aprofundar nos fatos relevantes? Clique aqui e entenda melhor.