Hobby Investimentos no Voando com a Arara
Já pensou em saber como os influenciadores de mais sucesso no mercado financeiro começaram suas jornadas nos investimentos? O que eles fizeram de errado, o que acertaram, o que os diferencia dos demais e conhecê-los um pouco mais de perto?
Pensando nisso criamos o #VoandoComAArara, um quadro semanal aqui no Blog do Real Valor, onde batemos um papo bem descontraído com os maiores influenciadores do mercado financeiro. Cheio de dicas valiosas e histórias engraçadas pra você se divertir e aprender com os melhores do mercado!
E quem está embarcando no voo da Arara hoje, é o Thiago, fundador da @Hobby_Investimentos e autor do eBook “Investir é uma arte, ganhar dinheiro faz parte”.
Sem mais enrolação, vamo pro papo!
Resumão do Thiago
Pra começar, Thiago, faz um resumão seu pro pessoal te conhecer melhor:
Opa, vamos lá!Me chamo Thiago Guimarães, tenho 19 anos e soude Jaguaruna/SC, mas nos próximos meses estou me mudando pra Florianópolis.Sou apaixonado por economia, pelo mundo dos investimentos, por produção de conteúdo,marketing digital, desenvolvimento pessoal e empreendedorismo. Pois é, bastante coisa, mashoje sou muito feliz por estar envolvido com todas essas atividades que tanto gosto.
Legal! E hoje você trabalha com o que?
Atualmente sou sócio em duas empresas de vistorias veiculares, ambas aqui em SC.
Além das empresas, também acabei de lançar meu primeiro produto digital, o e-book “Investir é uma arte, ganhar dinheiro faz parte”.
Caraca, 19 anos, sócio de duas empresas e um livro já?! Com tudo isso, sobra algum tempo pra lazer?
Com certeza, na minha concepção lazer é essencial para manter o foco. E eu amo meus trabalhos, então ‘trabalhar’ não é um grande esforço, mas mesmo assim eu não deixo de ler um bom livro diariamente e de praticar esportes no minimo 5 vezes por semana. O surf é um amor maior e sempre que da eu largo tudo e me jogo para a praia, é renovador. Também busco socializar com amigos e conhecer pessoas novas, é essencial, em todos os sentidos, e sempre que da também gosto de assistir a documentários, filmes e séries interessantes.
Começo no mercado financeiro
Agora me conta, como e porque você começou no mercado financeiro?
Eu queria juntar um dinheiro, como trabalhava e morava com meus pais, o custo era bem baixo. Sempre sobrava algum dinheiro no final do mês, foi aí que comecei a me interessar pelo mercado financeiro. Foi aí que fui atrás de aprender sobre tesouro direto a taxa de juros estava mantendo, me apaixonei e a partir daí cada dia eu queria aprender mais.
No #VoandoComAArara do Alê, do @Centaviando ele contou que o primeiro investimento dele também foi no tesouro. E qual foi seu primeiro “tombo” nos investimentos?
É, o tesouro acaba sendo a primeira opção pra muita gente.
Depois de algum tempo de estudo focado em renda fixa, decidi avançar para renda variável. Naquela época que o bitcoin explodiu e as criptomoedas ganharam muita atenção na mídia.
Aí começou uma nova fase na minha vida, peguei um montante do capital que tinha juntado e fui fazer trade, sem saber absolutamente NADA! Não se confunda, quando eu digo
NADA, é absolutamente NADA hahaha e por mais desastroso que tenha sido, hoje agradeço por ter tomado esse tombo logo de primeira e rio muito da história.
Naturalmente que perdi dinheiro, e fiquei bem triste com isso, mas eu não podia parar por ali, afinal, a culpa foi minha e eu tinha descoberto uma paixão. E queria mais daquilo. Dei mais um passo, comecei a estudar o que
eu precisava saber para ganhar dinheiro no mercado.
Quase todo mundo “apanhou” do mercado pelo menos uma vez no começon né? E o que você fez depois disso?
Como comentei, sou fascinado por desenvolvimento
pessoal e uma das máximas desse universo é não se preocupar com o que não temos controle. Então eu simplesmente não penso muito nesses fatos passados de perda de dinheiro e em
tantas outras decisões erradas no meu período fazendo trade. Busco aprender e aceitar o que aconteceu, para então fazer o meu melhor com isso.
Fiquei meses imerso em análise gráfica, acompanhamento de gráficos, lendo e estudando todo dia, conversando com outros players do mercado para então estar preparado para voltar a operar.
E depois de tudo que passou, qual é o seu ativo preferido?
Não tenho como negar que, mesmo depois de tudo isso, tenho uma tendência a preferir sempre as criptomoedas. Não só por ter sido o mercado que comecei a estudar e por ter me mostrado o mundo da renda variável, mas também pela proposta que oferece. Sou encantado e torço muito para que cresça cada vez mais.Hoje, com um pouco mais de experiência e estudo do que antes, mantenho meu capital diversificado em diferentes ativos, tanto em renda variável quanto em renda fixa.
E com uma carteira diversificada, como a sua, como você acompanha seus investimentos?
Sempre acompanhei por planilhas que eu mesmo desenvolvia. E nada contra elas, mas o aplicativo do Real Valor é fantástico e tornou meu acompanhamento muito mais fácil do que com as planilhas. Eu acompanho 100% dos meus ativos pelo
smartphone, mas quando queria ver de uma forma geral, tinha que ir ao computador. Com o Real Valor isso acabou, agora é tudo no celular, onde e como eu quiser.
Como surgiu a @Hobby_Investimentos
E de onde surgiu a ideia de criar a @Hobby_Investimentos?
Cara, a Hobby surgiu para acrescentar um pouco mais de conteúdo sobre economia e investimentos no feed das pessoas. Eu já produzia conteúdo para o Instagram há algum tempo, então a Hobby foi uma ideia que me proporcionou apenas um trabalho adicional aos meus dias, mas ver o perfil crescendo me dá uma grande satisfação pessoal.
Desde que mergulhei em estudar mercado financeiro eu tenho esse desejo de passar isso às pessoas, pois investir é extremamente benéfico a vida financeira de qualquer pessoa.
O brasileiro ainda está descobrindo esse mundo de investimentos, renda fixa, bolsa de valores, dólar, criptomoedas e notícias de todos os lados. Esse excesso de informação também é prejudicial para o avanço saudável dos estudos.
A @Hobby_Investimentos veio para ajudar a solucionar esse problema, focado 100% em um conteúdo limpo e objetivo, o seguidor da hobby recebe explicações e esclarecimentos diários e totalmente gratuitos sobre o mercado financeiro, economia e afins.
Bate volta
Pra fechar, bora fazer um bate volta? Te faço uma pergunta e você me responde rapidão, o que acha?
Bora!
Uma frase:
“Meu foco é ser melhor que eu mesmo, por isso minha evolução é constante e silenciosa. (Essa é de minha autoria rs)
Um filme:
O Lobo de Wall Street
Um livro:
O poder do agora
Uma pessoa importante pra você:
Minha mãe, Joseane.
O que estava fazendo quando criou a Hobby Investimentos?
Eu recém tinha parado de fazer trade, estava trabalhando, estudando mais sobre bolsa de valores e começando a escrever o ebook ‘investir é uma arte, ganhar dinheiro faz parte’ e outros que ainda não estão prontos.
Uma referência no mundo dos investimentos:
5 perfis/canais para seguir:
- O Primo Rico (youtuber e influenciador do mercado financeiro)
- Bitnada (canal no Youtube sobre criptomoedas)
- Garyvee (influenciador de sucesso no mercado financeiro americano)
- Felipe Marx (desenvolvimento pessoal)
- Rapha Avellar (empreendedorismo e marketing)
Onde você se vê daqui 10 anos?
Me vejo como referência em se tratando de economia e investimentos, onde espero ajudar milhares de pessoas a mudarem suas vidas. Pretendo ter alguns livros escritos e ser independente financeiramente.
Onde você vê o Brasil daqui 10 anos?
Meu pai é vereador aqui, então cresci no meio da política e, sinceramente, eu acho a situação do Brasil grave. Em 10 anos vejo um País recuperado de todos os escândalos recentes e começando a caminhar em direção ao real desenvolvimento e a honrar o esforço do guerreiro trabalhador brasileiro.
Quem você indica pra participar e ser entrevistado aqui no #VoandoComAArara?
Indico o fundador da Hunter Investimentos, Filipe Rodrigues.
Muito bom nosso papo Thiagão! O pessoal que quiser conversar contigo e te conhecer um pouco melhor e tirar alguma dúvida), entra em contato com você por onde?
Quem quiser, pode entrar em contato comigo através dos directs no instagram:
@hobby_investimentos, @acordando_gigantes e @thiagoguimaraess ou via e-mail, pelo
[email protected]
Agradeço pela atenção e por ter lido até aqui, espero poder ajudar em algo, qualquer dúvida
ou esclarecimento, peço que entre em contato e será um prazer conversar melhor com você!