Você investe em algum deles?

5 fundos de previdência dos bancões que perdem feio do CDI

Os cinco maiores bancos do Brasil, Itaú (ITUB4), Santander (SANB11), Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4) e Caixa Econômica Federal, dominam os fundos de previdência privada.

Apesar da dominância no mercado, os rendimentos dos bancões deixam a desejar. De acordo com o levantamento da Quantum Axis e da Empiricus, enquanto o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) rendeu 5% desde janeiro de 2021, a BrasilPrev, ligada ao Banco do Brasil, apresentou rendimentos de 2,55% no mesmo período.

Quero ver as 150 piores previdências
Quero saber quais as 150 piores previdências

O fundo que quase bateu, mas ficou abaixo, foi o Santander XVII, com rendimentos de 4,91%. O Itaú FlexPrev Plantinum rendeu 3,99%, o Caixa 70 3,57% e o Bradesco VGBL 3,55%.

De acordo com Bruno Mérola, analista da Empiricus, é possível ver que os fundos avaliados raramente batem o CDI, mesmo com um histórico de dez anos ou mais, ficando abaixo do índice em praticamente todas as janelas móveis avaliadas.

Quero saber quais as piores previdências

“É essa a experiência que centenas de milhares de pessoas têm com esses fundos, muitas vezes sem nem se dar conta”, diz Mérola.

Quero fugir das piores previdências

Mérola lembra que muitos desses fundos possuem taxas exorbitantes. Um fundo, por exemplo, que cobra taxas de 2% ao ano para um produto conservador de renda fixa pode ser uma furada, indica o analista.

“É o investidor deixando dinheiro na mesa, seja pela falta de conhecimento ou simplesmente por nunca ter parado para olhar isso, além de uma capacidade persuasiva única de seu gerente”, diz o analista.

Quero saber quais os 150 piores fundos de previdência

Na visão dele, não se deve para um fundo de ações ou multimercado, com equipes mais experientes, o mesmo preço que de um fundo passivo de renda fixa, que busca só seguir o CDI.

Será que você investe em um dos piores fundos de previdência e nem sabe?

Aproveite a oportunidade e veja DE GRAÇA uma lista com as 150 piores previdências!

Quero ver as piores previdências