Entenda aqui!

O cenário econômico influencia o mercado de criptomoedas?

As criptomoedas atualizaram o conceito de dinheiro e de tecnologia. O termo “tecnologia”, quando partido em dois, representa a união de Tekhno e Logus, o “estudo do método”.

Já o dinheiro é uma tecnologia social, uma forma de contabilizar, transmitir e armazenar valor entre todos os membros que lhe dão credibilidade para comprar e vender bens e serviços. 

Todas essas trocas acontecem em mercados, seja de produtos ou serviços e esses mercados têm participantes em comum: indivíduos, famílias e empresas.

Eles são regulados pelo governo e pagam taxas para que o mesmo, utopicamente, implemente melhorias na nação em forma de infraestruturas. 

Indivíduos, famílias e negócios também participam de um mercado em particular, que é o coração da economia e que permite o crescimento econômico: o mercado de crédito. 

Este é constituído por bancos e instituições financeiras de crédito, que fazem serviços financeiros e principalmente movimentações e transações feitas por seus depositários.

Os  Bancos Centrais, por sua vez, têm dois objetivos principais: fomentar a estabilidade e o pleno emprego, através  de políticas monetárias.

É comum que o Fed (Federal Reserve) compre e venda títulos do Tesouro (Treasure) de bancos comerciais, injetando ou retraindo capital da economia, no que é chamado de operações de mercado aberto.

Ao comprar títulos de maturidade diferentes, o Fed infla seus preços, reduzindo os seus rendimentos e assim diminuindo os juros de médio a longo prazo, além de tornar o crédito mais acessível.

Com o aviso do Fed sobre a chance de começar o tapering em novembro, isto é, diminuir a compra de títulos, fica evidente uma postura contracionista em resposta à escalada inflacionária observamos. 

Essa trajetória de contração pode acarretar, dependendo da velocidade, em um aumento brusco dos juros e uma fuga de capitais do mercado de risco, resultando em grandes correções.

Contudo, a tese de digitalização do mundo não é afetada caso ele se manifeste, razão pela qual analistas seguem firmes na crença de uma economia mais virtual e autônoma como na área de cripto. 

Acompanhe e tome as melhores decisões sobre suas criptomoedas e outros ativos pelo Real Valor, totalmente de graça!

Baixe agora