Sua reserva deve ter como pilares:
-Liquidez diária
-Segurança
Mesmo que nenhuma aplicação seja totalmente sem riscos, algumas tendem a ser mais seguras do que outras, como é o caso da renda fixa.
Dentro dessa classe de ativos, os mais recomendados são:
Tesouro Selic:
São basicamente títulos de renda fixa emitidos pelo Governo, considerando os ativos mais seguros do mercado, mesmo com risco de oscilações na venda, esse título possui uma taxa de custódia de 0,2% ao ano, cobrado B3.
CDB com liquidez diária:
Nesse caso são títulos de renda fixa por instituições financeiras, que possuem o custome de ter sua rentabilidade atrelada ao CDI
E por fim:
Fundos DI:
Produtos de investimento que alocam menos de 95%do seu capital em títulos de públicos federais ou equivalentes, atrelados á taxa da Selic.De forma prática esse título tem uma rentabilidade muito parecida com títulos do Governo, sem a cobrança da taxa de cústodia da B3
Além disso, há grande possibilidade de ter uma rentebilidade bem mais atrativa do que a tradicional caderneta de poupança.
Esses fundos cuprem quesitos essencias para serem sua reserva de emergência, já que a sua alocação em ativos tende a ser extremamente segura e oferece a possibilidade do resgate no mesmo dia.