O que isso significa?

Desvalorização do Real

Se você acompanha o mercado, deve saber que em 2020 o real foi a moeda que mais se desvalorizou em relação ao dólar entre as 33 mais negociadas do mundo.

De janeiro a setembro de 2020, a desvalorização do real foi de 39,59%.

Entretanto, 2020 foi um ano atípico por conta da pandemia, os juros caíram, mas não foram acompanhados de uma alta no crescimento econômico.

As reformas que não saíram do papel afugentaram os investidores estrangeiros do país. Se elas, principalmente a tributária, não saíram do papel antes da pandemia, não ia ser durante que sairia.

O resultado disso tudo é fuga de capital e um câmbio negativo em relação ao dólar.

Em 2021 o real caiu 6,3% ante o dólar, em termos nominais, terceiro pior desempenho do ano.

Quero entender sobre a variação do dólar

Se por um lado temos algumas desvantagens com o aumento do dólar, por outro lado temos oportunidades também. Vamos ver alguns deles.

O que o dólar em alta significa?

Turismo

É um incentivo para o turismo interno, valorizando a economia local. Além disso, o país se torna um grande atrativo também para turistas internacionais, com a melhora da pandemia.

Importações e Exportações

Os exportadores podem se beneficiar e muito com a alta do dólar, pois a depreciação da moeda brasileira torna os preços dos produtos exportados mais atrativos externamente.

Desenvolvimento do Mercado Interno

A procura por soluções internas para os problemas que enfrentam aumenta com a alta do dólar, já que serviços internacionais ficam mais caros.

Para quem é empreendedor e consegue enxergar essas janelas de oportunidade, pode ser um bom momento para desenvolver uma solução ainda melhor e assim incentivar o empreendedorismo no país.

Atração de investimento estrangeiro no país

O dólar alto frente ao real, faz com que os ativos brasileiros como ações ou empresas se tornem atrativos para os estrangeiros.

Com menos dinheiro eles podem conseguir comprar mais papéis de empresas que inclusive podem estar descontadas na bolsa brasileira e que tem potencial de recuperação no longo prazo.

E em relação aos investimentos?

Melhor que tentar acertar qual vai ser melhor investimento, é montar uma carteira que consiga passar pelos diversos momentos que estamos sujeitos a passar.

Além de diversificar entre ativos, empresas, setores, analistas indicam que você separe uma parte da sua carteira para investimentos internacionais.

Entender sobre diversificação internacional

E não esqueça também de olhar para o balanceamento da sua carteira.

Como fazer um balanceamento de carteira

Acompanhe sempre a rentabilidade dos seus investimentos com o Real Valor

Baixe agora