Vamos entender com ajuda da série Billions

Como os Hedge Funds conseguem retornos maiores que outros fundos de investimentos?

Você já assistiu a série Billions? O personagem principal é um bilionário que usa estratégias extremas (até demais) para obter altos retornos financeiros.

A modalidade de hedge funds, ainda bem incipiente no Brasil, existe desde os anos 1940 nos Estados Unidos, quando o primeiro fundo do tipo foi criado por Alfred Winslow Jones.

Por conseguirem retornos impressionantes e bem maiores do que os outros fundos existentes, os hedge funds começaram a ganhar notoriedade e hoje são bem visados pelos investidores de grande porte.

Gestores de hedge funds, tal como o protagonista de “Billions”, acumulam grandes fortunas. Você sabia que das 400 pessoas mais ricas do mundo, 25 delas construíram seu patrimônio por hedge funds?

O que são hedge funds?

São fundos de investimento que buscam altos retornos para seus cotistas, lançando mão de estratégias mais arrojadas e alocação em variados ativos, incluindo não convencionais.

Também chamados de “fundos de cobertura”, eles visam o lucro independente da situação do mercado e, por isso, podem ter ganhos em períodos em que as Bolsas estão caindo.

Eles são administrados por gestores (como Bobby Axelrod, de “Billions”), que contratam analistas especializados e oferecem bônus “gordos” quando os resultados são satisfatórios.

Por isso também, as taxas de performance e administração dos hedge funds costumam ser mais elevadas, como forma de incentivar a gestão a entregar resultados melhores.

Os hedge funds têm pouca transparência quanto às suas alocações, para que as estratégias de investimento dos gestores não sejam copiadas.

No Brasil, não se usa a denominação hedge funds e sim fundo multimercado. Além do nome, há algumas outras diferenças.

No exterior, os hedge funds passam por menos regulações e não são obrigados a divulgar seus resultados. Em terras brasileiras, todos os fundos são regulados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

A principal vantagem dos hedge funds é o potencial de gerar grandes retornos para os cotistas, através de um portfólio diversificado.

Os principais pontos de atenção são as altas taxas, o alto risco envolvido e a liquidez limitada, ou seja, de maneira geral não é possível sacar o dinheiro do fundo a qualquer momento.

Os hedge funds só estão disponíveis para os chamados “acreddited investors”, aqui no Brasil são os investidores qualificados (mais de R$1 milhão investidos) e aos profissionais (mais de R$10 milhões).

Não sou investidor profissional nem qualificado… Posso investir em algo parecido?

No Brasil existem vários fundos multimercado macro, com níveis de risco distintos e baixos valores de aporte mínimo

Quais são os melhores Hedge Funds do mundo? Vamos ver o Top 5:

Bridgewater (Ray Dalio)
Renaissance (Jim Simons)
AQR (Cliff Asness)
BlackRock (Larry Fink)
Citadel (Ken Griffin)

E no Brasil, quais os melhores Hedge Funds? Confere o Top 5:

SPX
Verde
Adam
Gávea
Kapitalo

Talvez você não tenha que entregar resultados altos para receber bônus gordos, como os gestores de hedge funds. Mas você precisa ter uma estratégia de investimentos que gere excelente retorno.

 Fazer o acompanhamento do desempenho de todos os fundos e ativos é essencial, e o Real Valor te ajuda nisso!

Baixe agora