O que está encarecendo ela?

Gasolina cara

Nos últimos meses, o brasileiro tem sentido o peso no bolso ao abastecer o tanque dos veículos. São vários os fatores que têm puxado o preço da gasolina para cima.

 De maneira simplificada, o que podemos dizer é que  as commodities seguem a lei de mercado e, diante da redução na oferta e aumento na demanda, os preços sobem.

A redução de oferta do petróleo não é algo novo. Desde o início da pandemia, muitas companhias petrolíferas tiveram sua produção interrompida.

Em um cenário de instabilidade, os preços da commodity caíram pela redução da demanda durante a quarentena.

Assim, o preço era negociado abaixo do breakeven, ou seja, a cotação do barril do petróleo chegou a ser menor do que os custos de determinadas companhias.

Dessa forma, para muitas deixou de valer a pena trabalhar com o petróleo e as portas dessa produção foram fechadas, gerando ainda mais queda da oferta. 

Na tentativa de equilibrar essa situação, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) cortou a produção, reduzindo ainda mais a oferta. 

Do outro lado da balança, a demanda pelo petróleo tem crescido mais do que estava previsto. A aceleração da vacinação contra a Covid-19 possibilitou a reabertura da economia.

Com grande parte da população retornando para o trabalho, a demanda de combustíveis aumentou. 

Esse desequilíbrio de queda de oferta e subida da demanda tem levado o preço do petróleo para patamares muito elevados. Porém, a produção de mais combustível despende muitos recursos e leva anos.

Patrocinado

Na Vitreo você consegue investir em petróleo de uma maneira rápida, segura e simples. Não perca essa oportunidade!

Quero investir no fundo de petróleo

No cenário atual, é sempre bom termos na ponta do lápis nossas contas e rendimento dos investimentos. Para isso, o App do Real Valor oferece uma maneira fácil e segura de acompanhar seus investimentos

Baixe agora o Real Valor e passe a tomar as melhores decisões sobre seus investimentos, totalmente de graça!

Baixe agora