Saiba como ter segurança, liquidez diária e boas rentabilidades com um só investimento

Reserva de emergência ‘turbinada’

Algumas máximas no mundo dos investimentos são batidas, mas não deixam de estar certas. Uma delas é a de que a reserva de emergência deve ser o seu primeiro passo antes de começar a investir em ativos mais arrojados, como ações, criptomoedas ou até mesmo títulos de renda fixa com prazo mais longo e com resgate no vencimento. 

Acontece que muitos investidores acabam pulando essa etapa, já que muitas das aplicações típicas para a reserva de emergência não são rentáveis. É o caso da poupança, por exemplo, que apesar de ser um investimento seguro e com boa liquidez, tem uma rentabilidade bem aquém de várias outras aplicações com características semelhantes.

O recomendado é que o valor da sua reserva seja entre 6 e 12 vezes o seu salário atual. Isto porque, caso você perca o emprego ou tenha qualquer outra emergência, você consegue se precaver sem ter que resgatar saldo de outros investimentos. 

É compreensível que muitos investidores fiquem resistentes à reserva, porque, durante muito tempo, as aplicações dedicadas a este fim tinham rendimentos pífios, às vezes até menores do que a taxa de juros básica da economia (Selic). 

Só que isso é coisa do passado: você pode sim ter uma reserva de emergência “turbinada”, com boas rentabilidades. 

Quero ter uma boa reserva de emergência

A segurança porque, por se tratar de um dinheiro reservado para emergências, ele não pode oscilar muito. Por esse motivo, ativos como ações e criptomoedas não servem para este fim.

Antes de falar em rentabilidade, é preciso priorizar duas outras características em uma boa reserva: a segurança e a liquidez. 

A liquidez se refere à rapidez com a qual você consegue resgatar o investimento. Novamente, reforço: no caso de uma emergência, você vai precisar da grana o mais rápido possível, por isso, sua reserva deve estar em aplicações com liquidez diária.

Daí o motivo para títulos de renda fixa com prazo longo geralmente não serem boas opções, já que, se resgatados antes do vencimento, há uma alta incidência de impostos.

Quero uma boa opção para minha reserva de emergência

Apesar de muitos pensarem que a poupança se encaixa como uma boa reserva de emergência, ela na verdade acaba sendo uma péssima opção de investimento porque sua rentabilidade é inferior a outras aplicações com características semelhantes.

Quero o investimento ideal para reserva de emergência

Infelizmente, isso foi realidade durante muito tempo para vários investidores, até o surgimento desta aplicação inteligente, que costumo chamar informalmente de Reserva de Emergência Turbinada.

Quero conhecer a Reserva de Emergência Turbinada

Ela combina o melhor dos três mundos: liquidez imediata, segurança e rentabilidade. E além disso, assim como a poupança, tem taxa zero. Não custa nada investir. 

Quero conhecer esse investimento

Se, até o momento, você ignorou a reserva de emergência ou a viu com maus olhos, esta é a aplicação que pode mudar os seus conceitos (e potencialmente seu patrimônio). Além de ser um investimento inteligente para você guardar seu dinheiro para eventuais emergências, é também uma oportunidade de rentabilizar seu caixa, ao invés de apenas deixá-lo parado na conta corrente. 

Quero aproveitar a oportunidade e conhecer esse ativo